segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mitos cosmogónicos



Síntese dos trabalhos do 10.º2 expostos

Na mitologia egípcia
As várias ideias da criação do Mundo foram mudando ao longo do tempo, apesar de se basearem na anterior teoria. Existem, pelo menos, 3 teorias importantes, a de Tot, de Ptah e de Ré.
Uma, conta que apenas existia um vazio, cheio de água, sem forma, em que nessa água existiam almas, que quando juntas, criavam formas físicas. A segunda, é quase igual à primeira, mas em vez de ter sido Atum a ter criado esse mundo, foi Ptah; e a terceira, mostra que no primeiro monte que “abriu” as águas, existiam flores de Lótus, que quando estes se abriram, Ré nasceu. Ré criou os deuses principais, que mais tarde vieram a criar o Homem.

Na mitologia persa
Existia um grupo de deuses ‘bons’ e um grupo de deuses ‘maus’. Ahura, Deus dos Deuses, criou o mundo, a água, a terra, o céu, mas juntamente com isso criou também, a Árvore Original, o Boi Branco e Gayomart, uma espécie de protótipo humano. Ahriman, Espírito do Mal, destruiu tudo, mas através desses 3 ‘protótipos’ nasceram as diferentes espécies de animais, juntamente com um casal. O Mal modificou os pensamentos dos Homens, fazendo-os pecar. Até que um profeta nasceu que espalhou a Boa Palavra. Durante este processo todo, existiam guerras. E como a lenda conta, a derrota do Mal dar-se-á no julgamento final da Humanidade.
(Síntese do trabalho executado por Bruno Andrade, Fábio Dias, Diogo Santos, Vasco Duarte)

Na mitologia chinesa
Pan Gu, divindade chinesa, vivia encarcerada numa esfera de escuridão e solidão. Um dia, ao ouvir a voz do imperador, rompe a bola onde se encontrava e afasta as duas metades desta tanto quanto pode, com medo de lá ficar outra vez. Tanto as afastou e durante tanto tempo que deu origem ao céu e à terra. Por fim, esgotado, morreu e do seu corpo nasceram todas as espécies.

Na mitologia japonesa
As primeiras divindades convocaram Izanami e Izanagi para serem estes a criar a terra. Para isso, deram-lhes uma lança incrustada com joias. Os deuses fizeram cair sobre o mar gotas de água que deram origem às primeiras ilhas. De seguida, casaram-se, e foi a partir deste acontecimento que foram criados os restantes deuses.
(Síntese do trabalho das alunas Ana Teresa, Teresa Fernandes, Marta Silva, Joana Lourenço)

Na mitologia africana
Destacam-se lendas de várias tribos: sobre a terra e o céu e como estes estavam ligados entre si; sobre o sol e a lua, a lenda de Mawu e Lisa,  que representavam o sol e a lua em que ambos eram apaixonados, mas de um amor proibido; os mitos de morte e como se pensava que a morte se originou numa corrida de um camaleão e os filhos de um deus muito poderoso.

Na mitologia judaica
Na mitologia judaica, a criação do mundo e a sua origem andava à volta de Deus; também é referido o mito do sexo e da morte, e mais uma vez Deus é um dos principais envolvidos neste mito; por fim, no mito de Lilith, esta era um demónio que aterrorizava homens e mulheres, e que por alguns é dito que esta foi a primeira mulher de Adão e que surgiu antes de Eva.
(Síntese do trabalho das alunas Andreia Barros, Catarina Coelho, Catarina Lago, Ana Rita Lúcio)

Na mitologia babilónica
Marduk, segundo os babilónicos, criou o mundo, o céu, as árvores, os rios e os humanos. Este processo não se encontrava completo até Marduk matar Tiamat, um dragão que espalhava o caos, a morte e o terror.
Dessa  difícil batalha, Marduk sai vitoriosa e isso dá-lhe fama e prosperidade neste mundo.
(Síntese do trabalho dos alunos  Sara Rodrigues, João Gomes e Filipe Lopes)

Na cultura Maia
Os Maias eram povos muito sofisticados que acreditavam na existência de vários mundos. Todas as suas profecias estão escritas num livro denominado Popol vuh, parecido com a Bíblia, e que começa com a criação do mundo e o apocalipse.

Na cultura Maori
Os Maori são um povo de origem polinésia que habitava a Nova Zelândia, desde o ano 800 D.C.. Acreditavam que a criação do mundo ocorreu durante uma série de períodos, mas sobretudo durante duas eras: Te Po (a eras das Trevas Desconhecidas) e Te Ao (a era da Luz).

Na cultura Chibcha
Os Chibcha eram povos que viviam nas terras altas, hoje chamadas de Colômbia. Acreditavam num deus supremo que se desfez em pássaros negros que levavam a luz a todo o mundo. Depois de iluminar o mundo, esta mesma divindade criou o sol e a lua.

Na cultura nativa norte-americana
Os povos indígenas acreditam em diversas histórias (que mudam de tribo para tribo) para explicar a origem do mundo. Entre estas, as duas mais populares e mais comuns são a história de dois irmãos que estavam à procura dos seus pais verdadeiros, e a história catastrofista do Grande Chefe.
(Síntese do trabalho dos alunos David Garcia, Fábio Baptista, João Bernardo e Nuno Lopes)

Sem comentários:

Enviar um comentário